sábado, 29 de dezembro de 2007

ASPARTAME E A EPIDEMIA DE ESCLEROSE MÚLTIPLA E LÚPUS SISTÊMICO - INCONCLUSIVO

O BOATO

Edwin (...) Retirado à pedido da pessoa
Laboratório (...)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Endereço e telefones removidos
Olá amigos,
Estou repassando caso ainda não tenham tido ciência:
Recebi essa informação, e como é muito séria em relação a nossa saúde, ou de alguém da nossa família, e considerando a seriedade da fonte (deixei os nomes propositadamente) achei, por dever de consciência repassar. No mínimo leia com atenção. Poderá ser muito importante.

Amigos uma médica Doutora Professora Universitária de elevada categoria e seriedade enviou-me esse e-mail então ouso e reencaminhar para vocês. É um alerta muito importante!!!

Um abraço!


Luiz Gustavo Guilhermano
CONFERÊNCIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E FUNDAÇÃO ESCLEROSE MÚLTIPLA EM ROTA DE COLISÃO COM A MONSANTO!

Artigo escrito pela Dra. Mancy Marckle, da FIOCRUZ

Estimulada pela notícia divulgada na CONFERÊNCIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE que estava ocorrendo nos Estados Unidos uma epidemia de Esclerose Múltipla e Lupus Sistêmico, embora não se soubesse que toxina estava fazendo com que essas doenças assolassem o país tão rapidamente, passei alguns dias falando a respeito do ASPARTAME , o adoçante conhecido como Nutrasweet, Equal e Spoonful.

Expliquei que eu estava lá para falar exatamente sobre este assunto.
Em meu pronunciamento esclareci que o ASPARTAME submetido a temperatura superior a 30º C, sofre alterações químicas nas quais é produzido álcool metílico, que se transforma em formaldeido e, em seguida, ácido fórmico (veneno das formigas), que provoca acidose metabólica.

A sintomatologia da intoxicação pelo metanol, por esta via, imita a esclerose múltipla, o que leva a um diagnóstico errado. E o que é pior, a esclerose múltipla, não se constitui em sentença de morte, mas a toxicidade do metanol sim. No caso do Lupus sistêmico, que é quase tão grave quanto a Esclerose Múltipla, percebeu-se, especialmente em usuários de Diet Coke e Diet Pepsi, situação semelhante, também por conta da toxicidade do metanol oriundo do adoçante, pois as vítimas geralmente bebem de 3 a 4 ou mais, latas destes refrigerantes por dia. Nestes casos, o doente geralmente não sabe que o Aspartame é a causa de sua doença e continua com seu uso, agravando o Lupus a um grau tão intenso que algumas vezes ameaça a vida.

Assim, pessoas com diagnóstico de Lupus ficaram assintomáticas quando o uso do Aspartame foi interompido, o que comprovou a causa, vez que, infelizmente, não podemos reverter esta doença, ainda hoje incurável.

Por outro lado, nos casos diagnosticados como Esclerose Múltipla (quando, na realidade, a doença é devida a intoxicação pelo metanol do Aspartame), a maioria dos sintomas também desaparece, tendo sido constatado casos em que a visão retornou e mesmo a audição foi recuperada... Isto também se aplica aos casos de tinnitus (zumbido no ouvido).

Em conferência pronunciada anteriormente, alertei: “Se você está usando ASPARTAME (Nutrasweet, Equal e Spoonful, etc.) e sofre de sintomas como fibromialgia, espasmos, dores, formigamento nas pernas, cãibras, vertigem, tontura, dor de cabeça, zumbido no ouvido, dores articulares, depressão, ataques de ansiedade, fala atrapalhada, visão borrada ou perda de memória - você provavelmente tem a DOENÇA DO ASPARTAME!

O que aconteceu foi impressionante: ao ouvir este pronunciamento, as pessoas começaram a pular durante a palestra dizendo: eu tenho isto, é reversível?

Noutra ocasião, o embaixador de Uganda, por ocasião de sua palestra, relatou que a indústria de açúcar de seu país está adicionando Aspartame ao açúcar! Também contou que o filho de um dos líderes da indústria não conseguia mais andar, o que poderia estar ocorrendo, em parte, pelo uso do produto!

Estamos com um sério problema, disse ele.
Dr. Aspisto, um dos palestrantes, foi questionado por que tantas pessoas estavam tendo Esclerose Múltipla, relatando que durante a visita a um hospital, uma enfermeira disse que seis amigos dela, que eram viciados em Diet Coke, tinham recebido diagnóstico de Esclerose Múltipla. Isso é mais do que coincidência.

Desde algum tempo a questão tem sido levantada no Congresso dos EUA, incluindo o uso do Aspartame em 100 produtos diferentes. Nada foi feito. O lobbie da droga, da indústria química, tem bolsos muito profundos. Agora que a patente expirou, existem mais de 5.000 produtos nos quais este produto químico tem sido adicionado. Na época da primeira audiência realizada sobre este assunto no Congresso Americano, havia relatos de que pessoas estavam ficando cegas, o que pode ter ocorrido por causa da intoxicação pelo metanol que se converte em formaldeido na retina do olho, provocando a cegueira. O formaldeido é uma substância do mesmo grupo toxicológico das drogas como cianeto e arsênico: VENENOS MORTAIS!

Infelizmente, esta intoxicação leva muito tempo para matar, mas está matando lentamente as pessoas e causando todos os tipos de problemas neurológicos. Além do que foi exposto acima, há outras conseqüências graves: o Aspartame altera a química do cérebro e causa diversos tipos de ataques.

Esta droga muda os níveis de dopamina no cérebro. Assim, imagine o que acontece com os pacientes que sofrem de doença de Parkinson, onde estes níveis já estão perturbados? Seu uso também causa mal-formações fetais. Registros existentes nos anais do Congresso Americano dizem: o Aspartame provoca o aumento do desejo por carboidratos e, por isso, faz o usuário engordar, o que é compatível com a observação feita pelo Dr. Roberts, citando que a interrupção do uso do Aspartame levou a uma perda de peso que foi de 9,5 kg por pessoa.

Assim, pode-se dizer que o ASPARTAME NÃO É UM PRODUTO DIETÉTICO!
Portanto, não existe nenhuma razão para ser utilizado. Outro risco: o formaldeído tem a propriedade de se armazenar nas células adiposas, principalmente nos quadris e coxas . Embora seja usado como substituto não energético do açúcar, para os diabéticos o Aspartame é especialmente mortal. Todos os médicos sabem o que o metanol causaria a um paciente diabético. É provável que em muitos casos os médicos acreditam que seus pacientes têm retinopatia diabética , quando de fato o que têm é omal causado pelo Aspartame. Isto deve ocorrer porque o Aspartame mantém o açúcar sangüíneo fora de controle, fazendo, inclusive, com que pacientes, por isso, entrem em coma. Infelizmente, muitos morreram.

Durante a Conferência do Colégio Americano de Medicina, pessoas nos contaram que tinham parentes que mudaram de Sacarina para o Aspartame e passaram a entrar, eventualmente, em coma. Seus médicos não conseguem controlar os níveis de glicemia. Os pacientes têm perda de memória pelo fato de que o ácido aspártico e a fenilalanina, bem como outros aminoácidos encontrados nas proteínas, são neurotóxicos. Eles atravessam a barreira hemato-encefálica e causam deterioração nos neurônios.

Dr. Russel Blaylock, neurocirurgião, diz: esses ingredientes estimulam os neurônios até a morte, causando dano cerebral em vários níveis, o que está bem descrito no seu livro intitulado: “Excitotoxinas: O Gosto que Mata” (Health Press 1-800-643 2665).

O Dr. H.J. Roberts, especialista no tratamento de diabéticos e perito mundial em envenenamento pelo Aspartame, escreveu também um livro intitulado: “DEFESA CONTRA A DOENCA DE ALZHEIMER” (1-800-814-8900), onde conta como o envenenamento pelo Aspartame está relacionado com a doença de Alzheimer. E realmente está. Mulheres de 30 anos estão sendo internadas com diagnóstico de Alzheimer depois do uso do Aspartame, contido em altas doses nas bebidas do tipo “Diet”.

Ambos os autores, Dr. Blaylock e Dr. Roberts, estão escrevendo uma carta-posição a ser divulgada pela Internet, relatando alguns casos de acordo com a Conferência do Colégio Americano de Medicina. Eles e nós estamos falando de uma praga de doenças neurológicas causadas por este veneno mortal.

Dr. Roberts observou o que aconteceu quando o Aspartame foi vendido pela primeira vez. Seus pacientes diabéticos apresentaram perda de memória, confusão e severa perda de visão. Quando apresentou seus dados na conferência do Colégio Americano de Medicina, os médicos presentes admitiram que nada sabiam. Estavam imaginando por que os ataques tinham aumentado tanto (a fenilalanina do Aspartame diminui o limiar para convulsão e depleta a Serotonina, o que causa psicose maníaco-depressiva, ataque de pânico, fúria e violência). Antes de participar da Conferência, recebi um fax da Noruega, pedindo um possível antídoto para este veneno porque os mesmos problemas já estavam sendo sentidos em seu país.

Este veneno está disponível em muitos países agora. Felizmente, tivemos embaixadores e palestradores na Conferência que se engajaram nesta luta PEDIMOS QUE VOCÊ SE ENGAJE TAMBÉM. IMPRIMA ESTE ARTIGO E AVISE A TODAS AS PESSOAS QUE VOCÊ CONHECE.

TIRE TUDO O QUE CONTÉM ASPARTAME DO ARMÁRIO. E ENVIE PARA NÓS SUA HISTÓRIA.
EU ASSEGURO QUE A MONSANTO - A CRIADORA DO ASPARTAME - SABE COMO ELE É MORTAL.
ELES FINANCIAM A ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE DIABETES, ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE DIETÉTICA, O CONGRESSO E A CONFERÊNCIA DO COLÉGIO AMERICANO DE MEDICINA.

O New York Times, em 15 de Novembro de 1996, publicou um artigo a respeito de como a Associação Americana de Dietética recebe dinheiro da Indústria de Alimentos para endossar seus produtos.

Por isso, eles não podem criticar aditivos ou falar a respeito de sua ligação com a MONSANTO. A que ponto chega isso? Dissemos a uma mãe, cujo filho estava usando Nutrasweet, para interromper o uso do produto, pois a criança estava tendo convulsões diárias. A mãe telefonou para o médico, que telefonou para a Associação, cuja resposta foi: não interromper o uso de NutraSweet.

Estamos ainda tentando convencer a mãe de que o Aspartame está causando as convulsões, baseada em outros casos em que as convulsões cessaram quando o uso do Aspartame foi interrompido. Se o bebê morrer, sabemos de quem é a culpa, contra quem lutamos. Existem 92 sintomas documentados de intoxicação pelo Aspartame, do coma até a morte. A maioria deles é neurológica, porque o Aspartame destrói o Sistema Nervoso.

A DOENÇA DO ASPARTAME é parcialmente a causa da SÍNDROME “TEMPESTADE NO DESERTO”, ocorrida com os soldados norte-americanos durante a guerra do Golfo Árabe.

Milhares de latas de bebidas Diet foram enviadas para as tropas do Tempestade no Deserto. Lembre-se que o calor pode liberar o metanol do Aspartame a 30º C. As bebidas dietéticas foram expostas ao sol de 45º C no deserto Árabe por semanas. Os homens e mulheres de serviço bebiam isso o dia todo. Todos os sintomas deles eram semelhantes ao envenenamento por Aspartame. A queimação na língua e os outros sintomas discutidos em mais de 60 casos podem estar diretamente relacionados ao consumo de produtos contendo Aspartame.

Dr. Roberts diz que o consumo do Aspartame na época da concepção pode causar efeitos no feto. A FENILALANINA oriunda do Aspartame, que quimicamente é o aspartato de fenilalanina, se concentra na placenta, causando retardo mental, de acordo com o Dr. Louis lsas, Professor de Genética Pediátrica na Universidade de Emory. Em testes de laboratório, os animais desenvolvem tumores cerebrais (a fenilalanina tem um subproduto, o DXP, um agente causador de tumores cerebrais) .Quando o Dr.Espisto estava falando, um neurocirurgião da platéia disse:

Encontra-se um teor elevado de Aspartame nos tumores cerebrais removidos. A STEVIA, um adoçante natural, NÃO É UM ADITIVO QUÍMICO, e ajuda no metabolismo do açúcar; seria ideal para os diabéticos e já foi aprovada como suplemento dietético pelo FDA. Durante anos, o FDA adiou esta aprovação por causa da sua lealdade à MONSANTO.

Tania Maria de Almeida Alves
Laboratório de Química de Produtos Naturais
Centro de Pesquisas Rene Rachou - FIOCRUZ
Av. Augusto de Lima, 1715
30 190-002 Belo Horizonte - MG - Brasil
Tel: +55 31 295 3566 Fax: +55 31-295 3115
email: tania@netra.cpqrr.fiocruz.br
Texto corrigido por Nivaldo Alves Soares e Josealdo Tonholo -
Depto. Química/CCEN - Universidade Federal de Alagoas - Campus A. C. Simões - Tabuleiro do Martins 57072-970 - Maceió - (AL) Brasil - Fone/fax: (082) 214-1389

NOTA: Em 7/7/99 a UPI Farm News noticiou que a Monsanto estava colocando à venda sua linha de ingredientes alimentares, entre as quais o NutraSweet.

Teriam estas vendas ligações com o artigo acima? MONSANTO VENDE NUTRASWEET - UPI Farm News - /jul/99
A Monsanto está vendendo seus negócios no ramo de ingredientes alimentares, inclusive adoçantes NutraSweet.
A receita destas vendas vai auxiliar a empresa química e a gigante da pesquisa agrícola - com sede em St. Louis - a saldar os débitos da compra desmesurada de biotecnologia, entre as quais a de empresas produtoras desemente. A Monsanto necessitava das produtoras de semente como meio escoar seu material genético “high-tech” para os agricultores. Mas a companhia está vendendo empresas para pagar seus débitos resultantes dos investimentos em biotecnologia desde outubro, quando fracassaram os seus planos para fusão com a American Home Products (com sede em New Jersey) Os negócios na área de ingredientes alimentares incluem a NutraSweet o adoçante artificial usado em refrigerantes, além de outros alimentos e produtos a base de goma.

O NutraSweet também é vendido como adoçante de mesa sob a marca de Equal. (Negritos acrescentados por Marcos Arruda/PACS)

- SUGERIMOS QUE CADA UM QUE RECEBA ESTE ARTIGO O DIVULGUE PARA O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS E ENTIDADES. PRECISAMOS COMBATER OS AUTORES DE MAIS ESTE CRIME CONTRA A SAÚDE HUMANA, QUE INCLUEM A MONSANTO E AS VÁRIAS ENTIDADES MENCIONADAS NESTE ARTIGO.

Roberta Lombardi Martins
Editorial de Línguas
Editora ScipioneFone: (11) 3241-2255 r. 226

Amanda Herrera
Administrative Assistant
McGraw-Hill Interamericana do Brasil
Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1253 -10° andar
04571-010 - São Paulo - SP - Brasil
Tel. (55 11) 5501-8640 - Fax (55 11) 5501-8656 - Cel (55 11) 8432-7356
E-mail: amanda_herrera@mcgraw-hill.com
www.mcgraw-hill.com.br



O CBB EM AÇÃO


Pessoalmente, até acho esse boato benéfico. Sou contra o uso de adoçantes (exceto, claro, por aqueles que possuem diabetes) mas continuo defendendo que A INFORMAÇÃO É A MELHOR ARMA.

Alguns fatos:

MONSANTO

"Transgênicos: longo drama no governo Lula

A discussão em torno da liberação ou proibição do plantio e da comercialização de produtos transgênicos no Brasil pode ser avaliada como sintetizadora da evolução do abandono de projetos progressistas por parte do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. No dia 15 deste mês, uma medida provisória (MP) que não beneficia ninguém, a não ser a empresa multinacional Monsanto (fabricante das sementes geneticamente modificadas) e aqueles que lucram com seu sucesso, foi publicada no Diário Oficial.

Assinada pelo presidente, a MP 223 liberou, mais uma vez, a comercialização da atual safra de soja transgênica, deixando clara a posição favorável do governo à tecnologia de modificação genética, sem nenhum embasamento técnico-científico ou qualquer diálogo com a sociedade ou o Parlamento.

(...)

Os perdedores, para Duarte, são a população, que vai consumir produtos que não passaram por estudos de avaliação de riscos à saúde; (...) " 2002

Essa empresa também é conhecida pela criação do agente laranja, desfoliante usado na guerra do Vietnã.


LÚPUS

Sobre o fato do aspartame causar Lupus, a Fundação Americana de Lupus diz o seguinte:


"22. Is there any truth to the claims being circulated on the Internet that lupus is caused by the artificial sweetener, aspartame?

We are aware there is an email message circulating on the Internet warning individuals with lupus about dangers associated with using the artificial sweetener aspartame. The Lupus Foundation of America consulted with the chair of the LFA Medical Council, Evelyn Hess, MD, MACP, MACR. Dr. Hess is one of the nation's leading researchers in the field of lupus specializing in environmental influences. According to Dr. Hess, there is, as of now, no specific proof of an association with aspartame as a cause or worsening of SLE.

People with lupus should always consult with their physician before making any changes in their medical treatment, diet, exercise or other routine based on information received via the Internet or other sources lacking known credentials."

Em resumo, que não há prova científica de que o aspartamente piore ou cause Lúpus Sistêmico.

No entanto, a Fundação não nega CATEGORICAMENTE que o aspartame seja nocivo ou não tenha nenhuma relação ao Lúpus. Assim sendo também não há prova científica de que NÃO CAUSE.

EMAIL

No texto do email existem falhas e informações verídicas

VERDADES

Pessoalmente, verifiquei estas informações:

"Edwin XXXXXXXX
Laboratório XXXXXXXXXXXX
UNIRIO
Endereço e telefones removidos"

De fato essa pessoa existe, nesse local. Tentei contato telefônico mas não consegui. Consta da Plataforma Lattes o currículo deste professor, ativo na UNIRIO e de respeitável carreira acadêmica.
Não creio que um Professor Doutor, com pós-Doutorado, se envolvesse em assunto trivial ou pura boataria. Mas nada impede que alguém tenha pegado as informações dele e escrito em seu nome. (SEGUNDO INFORMAÇÕES DA PRÓPRIA PESSOA, DE FATO FOI O QUE ACONTECEU. O TELEFONE QUE CONSTA NO EMAIL É RESIDENCIAL)

"Excitocinas: O Gosto que mata"

O livro existe, foi escrito realmente por Russell L. Blaylock e custa, na Amazon, US$ 12,21.




Retirado de um site médico oficial italiano, uma citação do Dr. Baylock:

"Non puoi criticare … cose inerenti il cibo, perché hanno la capacità di insabbiare qualsiasi organo di informazione:
riviste sulla salute, giornali, quotidiani, etc.
Gli unici organi di informazione che sfuggono restano la radio e internet.
... Non ha importanza quanto un giornale voglia dire la verità… non lo farà mai.
Questa è la pressione alla quale è sottoposta la gente.
dr. Russel Baylock"


"Não pode-se criticar... coisas inerentes como comida, porque elas tem a capacidade de preencher quaisquer órgãos de informação: diagnósticos de saúde, jornais, diários, etc. Os únicos órgãos de informação que escapam são o rádio e a internet.
... Não tem importância quanto um jornal quer dizer a verdade... não o fará mais. Esta é a pressão à qual o povo está subordinado. Dr. Russel Baylock"


FALHAS E MENTIRAS

Um blog que escreveu também sobre o assunto e que aponta muito bem as falhas é o QUATRO CANTOS

O VEREDITO

Quando em 1994 "o informante" revelou ao mundo que a Indústria do Cigarro sabia da comprovação científica dos males causados pelo cigarro, incluindo a prova de agentes cancerígenos no produto, os donos dessas indústrias negaram. Perante a apresentação de provas, foram obrigados a pagar fortunas em processos. Pequenas fortunas se compararmos com a fortuna que fazem com o produto ainda hoje.

De fato, um adoçante sintético não deve ser a coisa mais saudável do mundo. E, provavelmente, deve causar diversos males, tanto quanto o cigarro, o álcool, cola de sapateiro, hambúgueres e salsichas, condimentos, conservantes etc.

A saúde e o bem estar está em alimentos naturais, prática de esportes, eliminação de vícios e ESSENCIALMENTE, no equílibrio.

Já dizia meu avô: "Em excesso, até água faz mal."

Minha recomendação: não se apavorem. Não abusem de adoçantes por puro desejo estético e cosmético. Eu, por exemplo, continuo bebendo refrigerantes Light, Diet. Mas não uso o adoçante no café.

Que a Monsanto não é o Greenpeace, é fato. Mas quanto ao resto,

BOATO INCONCLUSIVO.

Mais boatos? Deixe em "comentários"

5 comentários:

Leandro Robles disse...

Uma mulher da minha rua morreu por causa de adoçante.
Foi atropelada pelo caminhão da Zero-Cal.

Falando sério: acho que a gente consome algumas gotas... Não creio que seja algo tão tóxico para fazer mal nessa quantidade. Ninguém toma um litro de adoçante.

Anônimo disse...

Meu caro moderador ou dono do CBB!
Foi com grande surpresa que constatei meu nome envolvido no seu blog. Sou o referido professor da UNIRIO, envolvido "não sei como" em boatos relacionados ao aspartame. Afirmo que nunca tinha lido esta mensagem e é claro, a repassado a fim de que se tornasse um boato. No entanto, acho no mínimo perigoso, colocar meu nome, links e telefones para todo mundo ver. Assim, solicito que as informações que envolvem meu nome sejam retirados do seu blog.
Atenciosamente,
Edwin G. Azero

Anônimo disse...

Ok. Editarei o post em seguida.

Anônimo disse...

Não sei se divulgarão, mas as informações sobre aspartame não estão completas. Minha mãe, e posso dar o depoimento pessoal, e eu existo, estava com um processo quase sem cura de inflamação na bainha dos nervos causada por um virus, fez todo tratamento possível, a inflamação nos nervos foi curada, mas as dores estava a impedindo de trabalhar e chegava a delírios de dores. Não aguentando mais, procurou um especialista em problemas ligados ao sistema nervoso, uma das primeiras perguntas dele foi, usa aspartame (o médico é um dos maiores especialistas do Brasil, reconhecido internacionalmente)? Ela explicou que consumir yogurte e usava no cafezinho. O único remédio indicado por ele (já que ela estava tomando o que existia de melhor na medicina para o problema que estava enfrentando), foi, suspenda todo tipo de adoçante artificial, eles são os responsáveis pelas suas dores.
Bastaram 48 horas de abstenção para sumirem as dores!!!
Me parece que muitas pesquisas já foram realizadas, inclusive por um médico Italiano (é médico e pesquisador, existe de verdade), com mais de 8 mil casos, de aumento de câncer em quem usa Aspartame.
Talvez o que vocês noticiam não seja a única verdade.
Marcelo Pustilnik Vieira
Consultor Educacional e em EAD do SEBRAE NACIONAL - www.sebrae.com.br
Pesquisador II MEC-UCA/NIED-UNICAMP - www.uca.gov.br e www.nied.unicamp.br
Professor de Ensino Superior em Tecnologias da Informação e da Comunicação - www.faat.edu.br
Mestre em Ensino e História das Ciências da Terra - IG - Unicamp - www.ige.unicamp.br
Doutorando em Políticas Públicas e Educação na FE - Unicamp - www.fae.unicamp.br/gppe
Ambientalista associado à PROESP - www.proesp.org.br

Anônimo disse...

Ola!

Foi uma surpresa para mim encontrar esse texto...
Ha aprox 5 anos comecei a fazer uso do aspartame em quase toda minha alimentacao, no entanto nao havia notado nada de diferente. Coinscidencia ou nao logo em seguida recebi o diagnostico de Lupus Eritematoso Sistemico, passei a tratar da doenca. Algumas vezes, fui levada a buscar um hospital com fortes dores no corpo, principalmente na regiao dos rins, o que se repetia nos ultimos anos, mas nada era diagnosticado, alem do LES eh claro. Passei a observar minha alimentacao e conclui que era o aspartame que me levava a essas dores... coiscidencia ou nao depois que parei totalmente de consumi-lo, minhas taxas de FAN baixaram e meus exames deram sempre bons, mas continuo com LES, eh claro.
O que esse texto ai tem de cientifico eu nao sei, o efeito do aspartame no cormo das outras pessoas eu nao sei mas sei que se eu tomar uma lata de qualquer zero, eu tenho dores muito fortes no corpo. Busquei no google sobre aspartame e Lupus e para minha surpresa me identifiquei. Vou fazer um novo teste essa semana, vou tomar alguns golinhos do zero, tenho exames daqui a alguns dias. Mas a dor pra mim ja foi motivo suficiente para parar de consumir aspartame. O problema alem disso eh que hoje a gente encontra aspartame em quase tudo. TODAS as gelatinas!! mas ele nao pode ser aquecido, certo?!?! E como vamos fazer a gelatina sem aquecer???
E a xicara de cafe??? (o que nao eh o meu caso, odeio cafe) mas ha que tome... e quente... e ai como fica. Alem disso quem tem problema com fenilcetonuria nao pode mais comer gelatina? pois nao temos a opcao de comprar com acucar! Os sucos de pacotinho!!! Os iogurtes!!!
As pipocas doce de microondas!
Os comprimidos efervescentes de vitamina C! E pasmem outro dia comprei um salame que tinha aspartame na composicao!!!
E ai, nao temos a opcao de nao consumi-lo???
Fica minha nada doce historia para reflexao.